Graduação

Um breve histórico
O curso de Engenharia Elétrica – Ênfase em Energia e Automação Elétricas foi criado após diversas reestruturações do então curso de Engenharia Elétrica – Modalidade Eletrotécnica. Na década de 1960 existiam na Escola Politécnica duas modalidades de curso para os engenheiros eletricistas: Eletrônica e Eletrotécnica. Posteriormente, já na década de 1970, foram criadas quatro Especialidades dentro da Modalidade Eletrotécnica: sistemas de potência, máquinas elétricas, tração elétrica e controle automático. Era a época do crescimento acelerado da economia brasileira e os investimentos em infraestrutura abriam espaço no mercado de trabalho para a contratação de jovens especialistas. Mas já na década seguinte este quadro mudou radicalmente com o Brasil entrando num período de recessão e a formação de jovens especialistas não atendia mais às necessidades do mercado de trabalho retraído e dinâmico nas suas demandas. Em função deste quadro foi realizado um grande esforço de reestruturação curricular que reuniu as quatro modalidades de eletrotécnicas em uma só. Criou-se então na década de 1980 o curso de Engenheiro Elétrica – Modalidade Potência, em substituição à desgastada Modalidade Eletrotécnica. O engenheiro de potência tinha uma formação básica bastante sólida e abrangente nas suas diversas facetas. Paralelamente criou-se também, com reduzido número de vagas, o curso de Engenheiro Eletricista – Modalidade Energia. Um curso que vislumbrou a importância do tema energia no seu aspecto macroscópico, focado nas questões de planejamento, mercado, fontes convencionais e alternativas para produção de energia, infraestrutura de transmissão e distribuição de energia e usos finais.

Já na década de 1990, com a criação do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica, foi efetuada uma nova reestruturação curricular eliminando-se as Modalidades Potência e Energia e criando-se o curso de Engenharia Elétrica com Ênfase em Energia e Automação. O objetivo era oferecer ao aluno um curso bastante abrangente e que contemplasse não só os aspectos da vertente Energia, mas também aqueles da vertente Potência, acompanhados dos modernos conceitos de automação de processos industriais e dos sistemas elétricos de potência.

Detalhes sobre a graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Energia e Automação Elétricas
Detalhes sobre o curso de Engenharia Elétrica com ênfase em Energia e Automação Elétricas podem ser obtidos no Site de Graduação da Ênfase de Energia e Automação do curso de Engenharia Elétrica (https://sites.google.com/usp.br/peagrad/).

Ingresso
Esse curso é bastante contemporâneo em virtude da importância da questão energética no cenário mundial e do crescimento significativo dos sistemas de automação em todos os níveis. No momento atual os alunos ingressam no curso da Escola Politécnica definido pela sua escolha na inscrição do vestibular e durante o curso, podem optar pela Ênfase Energia e Automação Elétricas e essa opção se dá com base no seu aproveitamento de estudos.

Fundação Universitária para o Vestibular

Disciplinas
Os professores do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica oferecem disciplinas a todos os cursos de engenharia da Escola Politécnica, inclusive para a Ênfase em Energia e Automação. As disciplinas oferecidas estão apresentadas a seguir.

Disciplinas de graduação oferecidas pelo PEA

Projeto Político-Pedagógico
Para atender ao perfil definido para o futuro engenheiro a Escola Politécnica investiu em uma ampla revisão de sua estrutura curricular. Atualmente, o currículo da Ênfase em Energia e Automação está planejado para desenvolver integralmente o aluno, que é estimulado a construir um perfil profissional ético caracterizado por competências e habilidades na concepção e análise de sistemas, produtos e processos; na operação e manutenção de sistemas; no planejamento e elaboração de soluções técnicas e economicamente competitivas; na liderança de equipes; e em inovação.

O Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica é responsável pelo projeto político-pedagógico da Habilitação em Engenharia Elétrica com ênfase em Energia e Automação; e por dois projetos político-pedagógicos de formação: em Especialização em Energia e Automação Elétricas; e em Tópicos em Energia e Automação Elétricas.

Habilitação em Engenharia Elétrica com ênfase em Energia e Automação
Módulo de Formação em Especialização em Energia e Automação Elétricas
Módulo de Formação em Tópicos em Energia e Automação Elétricas

Áreas Didáticas
A ênfase de Energia e Automação Elétricas é dividida nas áreas didáticas de automação, eletrônica de potência, eletrotécnica geral, energia, máquinas elétricas e sistemas de potência. Os professores responsáveis pelas áreas estão apresentados a seguir.

Os funcionários responsáveis pelos laboratórios didáticos da ênfase estão apresentados a seguir.

Técnico de Laboratório
Marco Aurélio Coelho de Oliveira
marco [dot] oliveira [at] poli [dot] usp [dot] br
Tel. 3091-5454

Auxiliares de Laboratório
Edson da Conceição Santana
edson [dot] santana [at] poli [dot] usp [dot] br
Tel. 3091-5454

Marco Antonio da Silva
marant [at] usp [dot] br
Tel. 3091-5454