Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas Escola Politécnica
Facebook

Introdução

O Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica desenvolve atividades de pesquisa em duas vertentes distintas: energia e automação.

A vertente energia compreende desde a produção de energia elétrica até o seu uso final e engloba o planejamento energético, com ênfase no planejamento integrado de recursos e na expansão do sistema elétrico. Além disso, compreende as fontes convencionais de energia (hidrelétricas e termoelétricas) e as fontes alternativas (eólica, solar, biomassa). Outro aspecto dessa vertente é o estudo de sistemas de transmissão e de distribuição, bem como a eficiência energética, seja no aspecto de gestão quanto de tecnologias apropriadas e equipamentos elétricos (transformadores, máquinas girantes, conversores).

A vertente automação é voltada para a automação, supervisão, proteção e controle de sistemas elétricos de potência, bem como a automação predial, portuária e de processos industriais. Nessa vertente pode-se destacar o uso de sistemas digitais e sensores ópticos.

Os grupos de pesquisa do PEA desenvolvem projetos de pesquisa por meio de convênios e contratos com órgãos de fomento (MCT-FINEP, FAPESP, CNPq, etc.), órgãos do governo (ANEEL, ANP, MME, CSPE, SEE-SP, MARINHA, etc.), empresas estatais (ELETROBRÁS, CTEEP, EMAE, COMPANHIA DOCAS DE SANTOS, CEF, CHESF, etc.), empresas privadas (ELETROPAULO, CPFL, BANDEIRANTE, ELEKTRO, ONS, etc), indústrias (VOITH-SIEMENS, ROCKWELL AUTOMATION, SEG, etc.) e associações privadas (ABRADEE).