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17-Set-2014 às 00:29
 
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Projetos finalizadoS

ACIONAMENTO DE MOTORES "IRONLESS" COM ALTO DESEMPENHO - LINHA DE PESQUISA: ELETRÔNICA DE POTÊNCIA E CONVERSORES ESTÁTICOS
ACIONAMENTOS DE MOTORES ASSÍNCRONOS UTILIZANDO LÓGICA DIFUSA - LINHA DE PESQUISA: ELETRÔNICA DE POTÊNCIA E CONVERSORES ESTÁTICOS
"CHOPPER" PARA SISTEMA DE TRAÇÃO METROVIÁRIA - LINHA DE PESQUISA: ELETRÔNICA DE POTÊNCIA E CONVERSORES ESTÁTICOS
COMPENSADOR ESTÁTICO ADAPTATIVO UTILIZANDO ELO CC RESSONANTE
CONTROLE DIGITAL DE UM CONVERSOR CA/CC PARA MOTOR CC DE GRANDE PORTE - LINHA DE PESQUISA: ELETRÔNICA DE POTÊNCIA E CONVERSORES ESTÁTICOS
ESTUDO DOS FENÔMENOS DE COMUTAÇÃO EM RETIFICADORES TRIFÁSICOS EM PONTE CONTROLADOS ALIMENTANDO CARGAS INDUTIVO-RESISTIVAS - LINHA DE PESQUISA: ELETRÔNICA DE POTÊNCIA E CONVERSORES ESTÁTICOS
SISTEMA DE GERAÇÃO DE PULSOS PARA UM CANHÃO DE ELÉTRONS DE UM ACELERADOR LINEAR DE PARTÍCULAS - LINHA DE PESQUISA: ELETRÔNICA DE POTÊNCIA E CONVERSORES ESTÁTICOS
 
ACIONAMENTO DE MOTORES "IRONLESS" COM ALTO DESEMPENHO - LINHA DE PESQUISA: ELETRÔNICA DE POTÊNCIA E CONVERSORES ESTÁTICOS (finalizado)

Resumo: Projeto e construção de acionamento para motor a imã permanente tipo "ironless" com comutação eletrônica de alto desempenho.  Tais tipos de motores especiais encontram aplicações em sistemas de alta velocidade de rotação, como por exemplo ultracentrífugas para enriquecimento de urânio. O acionamento deve ser projetado levando-se em conta a elevada freqüência de chaveamento eletrônico em regime, devido à própria velocidade deste tipo de motor, levando-se em conta também o número de pólos reduzido característico desses sistemas de alta rotação.

ACIONAMENTOS DE MOTORES ASSÍNCRONOS UTILIZANDO LÓGICA DIFUSA - LINHA DE PESQUISA: ELETRÔNICA DE POTÊNCIA E CONVERSORES ESTÁTICOS (finalizado)

Resumo: O acionamentos de motores assíncronos de pequeno porte (motores fracionários) utilizando lógica difusa (ou "fuzzy logic") torna-se interessante devido às limitações intrínsecas de custo e complexidade encontradas em tais sistemas. Ao invés de se usar uma lógica complexa associada a um sistema de sensores, elevando assim o custo, a criação de um "set" de especificações limitado para controle da máquina, juntamente com um número limitado de sensores (os quais podem medir parâmetros elétricos ou mecânicos, como por exemplo, o conjugado mecânico através das correntes), pode ser suficiente em aplicações onde custo e complexidade relativa são fatores restritivos.

"CHOPPER" PARA SISTEMA DE TRAÇÃO METROVIÁRIA - LINHA DE PESQUISA: ELETRÔNICA DE POTÊNCIA E CONVERSORES ESTÁTICOS (finalizado)

Resumo: Projeto e construção de um "chopper" a GTO para aplicação metroviária visando a reposição de sistemas utilizando tiristores rápidos. O projeto envolve: a) um estudo inicial de desempenho e custos de manutenção dos choppers da linha Norte-Sul do Metro de São Paulo utilizando tiristores rápidos com encapsulamento tipo rosca; b) a definição da tecnologia mais adequada para utilização no projeto com previsão de vida útil da mesma no mercado; c) simulações do funcionamento elétrico do chopper e dimensionamento do sistema de resfriamento e d) construção de protótipo e acompanhamento de desempenho em oficina e campo, com previsão de medições de margens de segurança das características elétricas dos semicondutores  e determinação de previsão de MTBF teórico.

COMPENSADOR ESTÁTICO ADAPTATIVO UTILIZANDO ELO CC RESSONANTE (finalizado)

Resumo: Pesquisa-se um compensador estático adaptativo com aplicação de filtro ativo de harmônicas e correção de fator de potência de sistemas CA.  Este compensador possui um inversor a transistores MOSFET utilizando modulação delta, associado a comutação suave via elo CC ressonante, com o intuito de diminuir as perdas de chaveamento do inversor, aumentando a eficiência do compensador. O compensador, ligado à rede CA juntamente com uma carga, injeta na linha uma corrente que cancela a corrente reativa e harmônica da carga, oferecendo à rede fator de potência unitário (ou indutivo, ou capacitivo, conforme se desejar) e filtragem de harmônicos. Nos atuais níveis de potência dos transistores, as aplicações são industriais, e em potências de subtransmissão, mas com o advento de novas chaves pode-se atingir tensões e corrente compatíveis com sistemas de transmissão.

CONTROLE DIGITAL DE UM CONVERSOR CA/CC PARA MOTOR CC DE GRANDE PORTE - LINHA DE PESQUISA: ELETRÔNICA DE POTÊNCIA E CONVERSORES ESTÁTICOS (FInalizado)

Resumo: Implementação de um sistema de controle microprocessado para um conversor CA/CC em ponte trifásica com modo de operação em quatro quadrantes utilizado no acionamento de um motor de corrente contínua  de grande porte. O enfoque principal é a malha de controle da corrente, implementada através de um controlador PI na forma digital cujos parâmetros são otimizados levando em conta a condição de operação do conversor em regime de continuidade e descontínuidade de corrente na carga. O algoritmo  proposto tem por objetivo manter o PI na sua implementação clássica, evitando a incorporação de blocos não lineares.  Além da implementação estão previstos ensaios em um sistema de grande porte.


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